Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
Sessão informativa online Europa Criativa - Cultura, 22 de Setembro

A convite do Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, o Centro de Informação Europa Criativa dará uma sessão informativa online intitulada "Apoios Europeus para o sector Cultural e Criativo", no dia 22 de Setembro às 18h30.
A sessão incidirá sobre a vertente Cultura que abrange todas as expressões artísticas à excepção do cinema e audiovisual (cobertos pela Vertente MEDIA). Será dado um particular relevo às linhas de financiamento que estão previstas abrir a finais de 2021/ princípio de 2022. 

Para ter acesso privilegiado à sessão e colocar questões, registe-se . As inscrições terminam às 13h00 do dia 22 de Setembro.
Transmissão via WEBEX e também na página de Facebook do Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega. A sessão será gravada e disponibilizada nesta mesma página.


***

Mais informação sobre a Vertente Cultura:

A Vertente Cultura cultura destina-se a co-financiar projectos nas áreas cultural e criativa e em todas as expressões artísticas (excepto projectos exclusivamente audiovisuais ou cinematográficos, os quais são apoiados através da Vertente MEDIA).

A vertente CULTURA compreende as seguintes acções:

  • Acções horizontais que abrangem todos os sectores culturais e criativos: apoio a projectos de cooperação cultural, a redes de organizações profissionais, a plataformas de promoção de artistas e de obras europeias e a um programa de mobilidade individual;
  • Apoio sectorial específico para complementar as acções horizontais nos sectores da música, dos livros e da edição, do património cultural e da arquitectura, entre outros sectores; 
  • Acções especiais destinadas a recompensar e a promover a excelência e a criatividade, como os prémios atribuídos nos domínios da literatura, da música, da arquitectura e do património cultural, as Capitais Europeias da Cultura e a Marca do Património Europeu.

As principais novidades da vertente CULTURA incluem:

  • Um acesso mais fácil ao financiamento do Programa Europa Criativa graças a taxas de co-financiamento mais elevadas;
  • Acções orientadas para as necessidades sectoriais nos domínios da música, da literatura, da arquitectura, do património cultural, do design, da moda e do turismo cultural;
  • Uma maior ênfase na criação transnacional europeia, na circulação de obras e na inovação nos sectores culturais e criativos;
  • Um programa de mobilidade personalizado para artistas e profissionais.
     

Entidades Elegíveis

São elegíveis às linhas de financiamento da Vertente Cultura entidades colectivas dos sectores cultural e criativo (pública ou privadas, com ou sem fins lucrativos).
Entidades que pretendam ser líderes de projecto devem ter existência legal de pelo menos 2 anos, à data de submissão da candidatura.

Notícias relacionadas