Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo

Quem Somos

Centro de Informação Europa Criativa - CIEC
Creative Europe Desk Portugal

O Creative Europe Desk Portugal (Centro de Informação Europa Criativa – CIEC) é uma estrutura, co-financiada pela Comissão Europeia e pelo governo de Portugal, com vista à difusão de informação sobre o Programa Europa Criativa junto dos profissionais dos sectores cultural e criativo, a promoção e divulgação do acesso ao mesmo e a prestação de apoio a candidatos ou outros interessados nas actividades do Programa, nomeadamente na preparação das suas candidaturas. São ainda funções dos Creative Europe Desks a promoção de colaborações e a prestação de apoio e informações à Comissão Europeia na sua área de actividade.


Estruturas semelhantes existem em todos os países participantes no Programa, tal como previsto no Regulamento (UE) 2021/818 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de Maio. Consulte a lista aqui.


⇒Veja quem é quem no CIEC e venha falar connosco!


Enquadramento:

Sucedendo ao Programa Europa Criativa 2014-2020, o Programa Europa Criativa é o único Programa da União Europeia dedicado exclusivamente ao apoio aos sectores cultural e criativo englobando uma vertente de apoios ao cinema e audiovisual (MEDIA), uma vertente de apoio à dinamização cultural (Cultura) e uma vertente transectorial consubstanciada, nomeadamente, em apoios a projectos com uma forte componente de inovação e no apoio destinado a órgãos de comunicação noticiosos.

Nos termos do Regulamento (UE) 2021/818 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de Maio, o novo Programa prevê a existência de balcões de apoio técnico e divulgação, denominados Creative Europe Desks, dando assim continuidade e prevendo mesmo o alargamento do âmbito de funções das estruturas criadas no contexto dos Programas vigentes até finais de 2020.

Em Portugal a estrutura assume a forma de grupo de trabalho denominado Centro de Informação Europa Criativa, tendo como órgão Coordenador o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA, IP), e sendo co-financiado pelo ICA, IP e pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Cultural (GEPAC).

Os balcões de apoio são co-financiados em 60% pela União Europeia, sendo, para o efeito, celebrado um único contrato por Estado-Membro, o que permite evitar a duplicação de determinados custos fixos (rendas, comunicações, material promocional e outros) diminuindo, assim, o peso das despesas administrativas na implementação dos balcões nacionais de informação e apoio técnico, sem prejuízo de estes respeitarem a distinção entre as duas grandes vertentes (MEDIA e Cultura).

Documentação relevante:
- Despacho de criação do Grupo de Trabalho Centro de Informação Europa Criativa (disponível brevemente)
- Regulamento do Programa Europa Criativa 2021-2027


English version

In line with the strategic orientation of the European Commission, which is based on support for the cultural and creative sectors as an essential pillar of the economic, social and cultural development, and in order to respond to the need for technical assistance to the Programme, the Portuguese government created the Creative Europe Desk Portugal (in Portugal called Centro de Informação Europa Criativa), which aims to disseminate information about the Creative Europe Programme to professionals of the cultural and creative sectors, to promote and disseminate access to it and to provide support to potential candidates, or other people interested in the activities of the Program, in particular in the preparation of their applications.

You can find information on every language of the countries participating in the Creative Europe Programme via the websites of the Creative Europe Desks.


Contacts in Portugal

Executive Coordinator and responsible for MEDIA Strand : Susana Costa Pereira:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Responsible for Culture Strand: Sara Machado:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.