Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo

Parcerias Jornalísticas


Nota Prévia:

Pretendemos com esta informação salientar alguns critérios que permitam a identificação rápida do enquadramento de possíveis projectos no programa Europa Criativa. No entanto, salientamos que a informação disponibilizada neste website, não invalida a absoluta necessidade de leitura dos respectivos guidelines das linhas de financiamento, por forma a aferir, nomeadamente, os critérios de elegibilidade e de avaliação. Os documentos poderão ser encontrados no portal Funding and Tenders.

Estado da call: Publicada. Acesso aqui
Prazo de submissão: 7 de Setembro de 2022 (17:00 CET)
Percentagem de co-financiamento: até 80%
Duração máxima dos projectos: 24 meses
 

Resultados esperados:

* Criar/apoiar redes para o intercâmbio de boas práticas entre profissionais dos media.
* Hubs por sub-sectores em formatos técnicos (imprensa online, rádio/podcasts, TV, ETC.) e géneros jornalísticos (jornalismo local/regional, jornalismo de interesse público, jornalismo de dados, jornalismo de investigação, etc.).
* Adquirir e melhorar as competências dos jornalistas também como criadores de empresas.
* Aumentar a inovação e a criatividade nos processos de produção e distribuição jornalística
* Aumento do interesse pelo jornalismo entre diferentes grupos sociais, linguísticos e etários
* Aumentar a visibilidade do conteúdo jornalístico;

A quem é dirigido?

Um consórcio composto por pelo menos três parceiros de três países diferentes que participam no programa Creative Europe. A candidatura é apresentada pelo coordenador do consórcio.
O consórcio pode ser constituído por organizações sem fins lucrativos, meios de comunicação públicos e privados (imprensa escrita, online, rádio, podcasts, televisão) e outras organizações relacionadas com os meios de comunicação, tais como associações de meios de comunicação, ONGs, fundações e organizações de formação para jornalistas, etc.

As Parcerias Jornalísticas devem encorajar a cooperação sistémica entre profissionais organizações dos meios de comunicação social para melhorar a viabilidade e a competitividade de jornalismo produzido profissionalmente, quer através da testagem de modelos de negócios inovadores e a partilha das melhores práticas entre pares, bem como através do apoio colaborações jornalísticas.


Países elegíveis

São elegíveis para candidatura ao Programa Europa Criativa entidades dos seguintes países :

  • Membros da UE
  • Países Associados
    • Candidatos a membros UE
    • Países EFTA (Islândia e Noruega)
    • Outros países associados ao Programa Europa Criativa; e/ou países que estão em negociações para um acordo de associação desde que o acordo entre em vigor antes da assinatura da subvenção.

Consulte a Lista de países que já manifestaram interesse em se associar, e cuja participação no actual Programa depende de assinatura de acordo.

⇒ NOTA! Reforçamos que a participação dos países associados no Programa depende da assinatura de contrato entre estes e a Comissão Europeia. Tal significa apesar dos países que já manifestaram interesse em se associar  serem elegíveis em sede de candidatura, caso o acordo não seja assinado à data de divulgação dos resultados, as entidades não serão elegíveis.

 
Para submeter uma candidatura:
A submissão é um processo de 2 etapas:

a) criar uma conta de utilizador aqui e registar a sua organização aqui
Uma vez que tenha uma conta EULogin, pode registar a sua organização no Registo de Participantes. Quando a sua inscrição estiver finalizada, receberá um código de identificação de participante (PIC) de 9 dígitos.

b) submeter a proposta
Todas as candidaturas são feitas digitalmente através do Portal "Funding & Tender Opportunities".

Ao tratar-se de uma nova plataforma, aconselhamos vivamente a sessão de formação dirigida pela Comissão Europeia e disponível aqui.

Para esclarecimento de dúvidas e apoio nas candidaturas, por favor contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou +351 21 3230896.