Próximas calls previstas
- 2ª call - 29 de Abril de 2024 > Prazo de submissão a 24 de Junho
- 3ª call - Novembro de 2024
Financiado pelo Europa Criativa, o LIVEMX tem como objectivo promover um sector musical mais diversificado e sustentável na Europa. Depois do MusicAIRE, este projecto-piloto dá continuidade ao Music Moves Europe (MME), quadro abrangente para as iniciativas e acções da Comissão Europeia de apoio ao sector musical europeu que procura fortalecer a criatividade, diversidade e competitividade no meio. O objectivo final do MME é desenvolver uma abordagem política integrada da UE para a música, impulsionando o sector e proporcionando oportunidades de valor agregado para os diversos agentes envolvidos.
Assim, o LIVEMX visa incentivar o envolvimento e a liderança na superação dos desafios enfrentados pelo sector musical. Para tal, estão previstos quatro milhões de euros para financiamento em cascata (cascade-funding), visando apoiar 90 beneficiários do sector musical por meio de subvenções, mas também acções de reforço de competências dos profissionais desta indústria.
O calendário previsto de calls é o seguinte:
- 1ª call - 6 de Novembro 2023 > prazo de submissão a 6 de Janeiro 2024
- 2ª call - 29 de Abril a 24 de Junho de 2024
- 3ª call - Novembro de 2024
As calls contam com três áreas de intervenção:
- Music Export ("Exportação de Música")
- Music Venues ("Locais de Música ao Vivo")
- Digital Circulation and Engagement ("Circulação e Participação Digital")
E três patamares de financiamento (projectos cobertos a 100%):
- 20 mil euros
- 40 mil euros
- 60 mil euros
Quanto ao processo de candidatura:
- é necessário ser uma entidade sediada num dos 40 países participantes do Europa Criativa
- projectos deverão ter uma duração máxima de 12 meses
O consórcio LIVEMX é liderado pela portuguesa Inova+ em parceria com a Live DMA (rede europeia que representa mais de 3000 locais de música ao vivo, clubes e festivais através de 20 associações nacionais em 16 países) e a European Music Exporters Exchange (associação sem fins lucrativos composta por 32 escritórios nacionais e regionais de exportação de música em cerca de 30 países)
Este é o segundo projecto coordenado pela consultora portuguesa INOVA+, na área da recuperação do sector musical. Desde 2021 a entidade lidera o MusicAIRE em conjunto com o European Music Council (EMC), apoiando mais de 50 beneficiários com subvenções no valor de 2 milhões de euros.
Recursos:
Sessão informativa "Europa Criativa para a Música" (realizada a 5 de Dezembro, em parceria com a AMAEI)
Brochura de apresentação do LIVEMX
LIVEMX, novo projecto de apoio ao sector musical europeu