A crescente sofisticação das campanhas de desinformação e das estruturas financeiras que escapam ao escrutínio internacional tem colocado os jornalistas perante desafios inéditos. Para responder a estas ameaças, o projecto europeu PluPro promove uma sessão online de 90 minutos dedicada às técnicas de investigação em contextos de risco, concretamente no próximo dia 25 de Setembro de 2025, às 15h00 (hora de Portugal continental).
A sessão vai reunir três investigadoras de referência com o intuito de partilhar metodologias no combate à manipulação eleitoral e às redes que contornam sanções internacionais, concretamente as seguintes:
- Ana Mocanu (Funky Citizens) e Mădălina Voinea (Expert Forum), responsáveis por expor casos de manipulação durante as eleições presidenciais romenas de 2024
- Darya Kuzmina (Trap Aggressor), especialista no rastreamento de redes de evasão de sanções através de investigação em fontes abertas
Através de estudos de caso reais, as especialistas vão demonstrar metodologias e técnicas que permitem revelar práticas ocultas de atores poderosos, mesmo perante resistência activa à exposição pública.
O PluPro disponibiliza 2,23 milhões de euros em subvenções para investigações transnacionais. Coordenado pela Journalismfund Europe e pela Transitions, o projecto é co-financiado pelo Programa Europa Criativa, contando ainda com o apoio da Limelight Foundation e da Vereniging Veronica.
Para além do financiamento, o PluPro oferece mentoria, bolsas de partilha de conhecimento, formações online e apoio a redações locais, com o objectivo de reforçar a independência e o pluralismo mediático em toda a Europa.
Para fazer o registo para a sessão do dia 25 de Setembro, clique aqui.