O European Heritage Label (EHL) Bureau anunciou os projectos vencedores da edição de 2025 do seu concurso anual, que visa apoiar financeiramente sítios reconhecidos com este selo pela Comissão Europeia.
As iniciativas escolhidas destacaram-se pelas suas abordagens inovadoras e colaborativas, com especial enfoque na promoção de um sentimento de pertença europeia entre os jovens.
Cada projecto receberá até 30 mil euros para desenvolver actividades que incentivem a cooperação entre países e o envolvimento das comunidades.
Os projectos premiados envolvem uma rede dinâmica de sítios EHL de vários países, como Portugal, Itália, Alemanha, Letónia, Estónia, Grécia, Luxemburgo, Roménia, Espanha, Bélgica, Países Baixos e Chéquia.
Entre os sítios portugueses envolvidos estão a Carta de Lei da Abolição da Pena de Morte e a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, que irão participar em actividades que respondem a desafios actuais como a digitalização, a sustentabilidade, a cidadania e a inclusão.
Todos os projectos seleccionados contribuem para pelo menos um dos objectivos estratégicos do programa:
- Aumentar a visibilidade do Selo do Património Europeu e da importância dos seus Sítios na construção da cultura e identidade europeias
- Promover redes de cooperação entre profissionais do património
- Reforçar capacidades das equipas e parceiros dos Sítios, com novas competências e ferramentas para chegar a públicos mais diversos
Conheça aqui os vencedores do European Heritage Label (EHL) Bureau.