A campanha Count Me In!, da Associação Europeia de Festivais (EFA), lançou um inquérito que reuniu contributos de festivais europeus e internacionais sobre as suas práticas em Diversidade, Equidade, Inclusão, Acessibilidade e Pertencimento (DEIAB) nos festivais de artes. Entre 17 de Setembro e 11 de Novembro de 2024, foram recebidas 110 respostas, das quais 94 foram analisadas para o relatório final, com participantes de 34 países e várias disciplinas artísticas.
O estudo revelou um forte compromisso com a criação de espaços inclusivos, mas também destacou desafios importantes, nomeadamente a necessidade de atrair públicos mais diversos, especialmente jovens e pessoas com deficiência. Quase 70% dos inquiridos identificaram como prioridade o envolvimento de novas audiências e o aprofundamento das relações com comunidades sub-representadas.
Apesar das limitações financeiras e estruturais, os festivais mostraram empenho em adotar estratégias sustentáveis baseadas em parcerias, envolvimento comunitário e colaboração internacional para promover a DEIAB.
A EFA considerou o inquérito uma importante fonte de aprendizagem, usando os dados para orientar as suas acções futuras. O website FestivalFinder.eu partilha histórias e entrevistas que ilustram o impacto das estratégias adotadas pelos festivais. A campanha continua aberta para novas submissões de iniciativas.
Com este relatório, a EFA espera ter aumentado a consciência sobre o tema e encoraja os festivais a serem espaços de experimentação nas suas práticas DEIAB, envolvendo equipas, artistas e públicos. A associação continuará a apoiar festivais para que sejam actores activos numa sociedade em constante mudança.
A campanha e o relatório foram coordenados por Audrey Brisack, com o apoio de Ceyda Berk-Söderblom, e co-financiados pelo Programa Europa Criativa.
Para aceder ao relatório, clique aqui.