Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
30-06-2025
Curtas Vila do Conde: CIEC co-organiza Conferência “Festivals: New Approaches to Audience Development”

No próximo dia 15 de Julho realiza-se a Conferência Festivals: New Approaches to Audience Development no Auditório Municipal de Vila do Conde (14h30 e 16h00), numa iniciatva co-organizada pelo Centro de Informação Europa Criativa e o festival internacional Curtas Vila do Conde.

Moderada pela coordenadora executiva do CIEC e responsável pela Vertente MEDIA, Susana Costa Pereira, o painel da conferência vai contar com nomes como Laurent Crouzeix (Clermont-Ferrand International Short Film Festival), Mari Liis Keevallik (PÖFF Shorts), Mara Marxsen (Kurzfilm Festival Hamburg), Daniel Hadenius-Ebner (Vienna Shorts) e Nuno Rodrigues (Curtas Vila do Conde International Film Festival).

Num contexto global em rápida transformação, os cinco intervenientes vão reflectir sobre as mudanças nos públicos e nas práticas de desenvolvimento de audiência. A sessão será dividida em duas partes: na primeira, cada interveniente apresentará as suas abordagens actuais; na segunda, será promovida uma reflexão colectiva sobre os desafios futuros, com a participação activa do público.

O debate parte do reconhecimento de que vivemos tempos marcados por crises sociais, políticas e económicas, por conflitos e pelas alterações climáticas. Os desejos e motivações dos espectadores contemporâneos estão a mudar e, com eles, também evolui a experiência de ver cinema. Com o crescimento acelerado das plataformas de streaming, os festivais deixaram de ser apenas espaços de exibição de filmes, já que hoje são também procurados pelas suas actividades industriais, oportunidades de networking e iniciativas de formação.

Entre os temas centrais do painel estarão as novas funções dos festivais, a forma como se ligam aos diferentes públicos, como envolvem as comunidades locais e as gerações mais jovens. Na primeira parte da conversa, cada orador responderá a estas questões com base na realidade do festival que representa, cruzando ainda experiências com os restantes participantes.

Na segunda metade da sessão, o foco estará em identificar tendências sociais, políticas e económicas e antecipar como estas vão moldar os desejos dos espectadores do futuro. Será um exercício colectivo de imaginação sobre o que poderão ser os festivais de amanhã, como se relacionarão com os seus públicos e que desafios poderão surgir nesse percurso. O objectivo é começar já a preparar estratégias de desenvolvimento de audiência que respondam ao futuro, reforçando os laços com os profissionais do sector e com os espectadores.

Dirigido sobretudo a directores de festivais, programadores, agentes de vendas, distribuidores, produtores e realizadores, o painel pretende preparar o terreno para que os festivais de cinema comecem a implementar as estratégias de desenvolvimento de audiências do futuro, mas também ser um espaço de pensamento colaborativo. 

A conferência é de acesso livre e faz parte da programação da secção Curtas PRO do Curtas Vila do Conde, o qual decorre entre 12 e 20 de Julho de 2025.

Notícias relacionadas