Nos próximos dias 3 e 4 de Maio, quarta e quinta-feiras, respectivamente, teremos duas iniciativas do Alvalade Cineclube em parceria com o Europa Criativa MEDIA.
A primeira decorrerá no ISCTE com um debate entre a produtora Anna Alexandre e os parceiros do projecto Stronger Peripheries: a Southern Coalition. Já a segunda será no cinema Fernando Lopes com a realizadora Aline-Sitoé N’Diaye. Ambas as sessões são abertas ao público e decorrem em Lisboa.
Estas duas iniciativas estão ligadas ao mAPs - migrating Artists Project, um projecto de cooperação transmédia entre cinco países europeus que visa apoiar e orientar artistas profissionais e experientes através da produção e divulgação de uma colecção de filmes de alta qualidade que cruzam os territórios do cinema e das artes performativas.
A primeira colecção mAPs centra-se no tema do “Poder” na Europa e é inédita em Portugal.
De referir que a sessão do dia 4 conta com a exibição do filme “Emersion”, que tem a seguinte sinopse (veja aqui o trailer):
«Um casal de raça mista caminha ao longo de um lago com Yaa, a sua bebé. Mais tarde, Yaa, de 7 anos de idade, defronta pela primeira vez a sua cor de pele, ao observar tonalidades de sapatos numa loja. Aos 15 anos, Yaa odeia-se, o seu cabelo é tocado por estranhos – ela decide copiar o cabelo liso dos seus amigos. Aí começa o percurso de espelhar o mundo à sua volta, querendo desesperadamente integrar-se. Ela compreende que precisa de uma mudança profunda quando é impossível danificar mais o seu cabelo.»
A programação relacionada com o mAPs pode ser acedida aqui.
Resumo das duas iniciativas do Alvalade Cineclube em parceria com o Europa Criativa MEDIA:
- 3 de Maio - 17h30
ISCTE - 4 de Maio - 21h00
Cinema Fernando Lopes