Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo

Entidades Culturais Pan-Europeias

Nota Prévia:

Pretendemos com esta informação salientar alguns critérios que permitam a identificação rápida do enquadramento de possíveis projectos no programa Europa Criativa. No entanto, salientamos que a informação disponibilizada neste website, não invalida a absoluta necessidade de leitura dos respectivos documentos das linhas de financiamento, por forma a aferir, nomeadamente, os critérios de elegibilidade e de avaliação. Os documentos poderão ser encontrados no portal Funding and Tenders.

Estado da call : ABERTA

Prazo de submissão: 26.08.2021


Objectivos

Esta acção apoiará projectos propostos por entidades culturais - no caso do presente convite - orquestras com artistas de pelo menos 20 países - cujo objectivo é oferecer formação, profissionalização e oportunidades de actuação a jovens artistas de elevado potencial.

Prioridades

  • aumentar a visibilidade da diversidade cultural europeia e do património cultural;
  • fomentar a emergência da excelência artística e a realização do mais alto padrão possível de actuação orquestral;
  • apoiar as actividades de organizações e artistas que actuam como promotores e embaixadores dos valores culturais da UE;
  • promover a participação e o acesso à criação artística de alto nível para jovens e novos públicos;
  • fomentar a capacidade de resistência do sector e a sua preparação para tirar partido das oportunidades oferecidas pelas tecnologias digitais, tanto para o desenvolvimento profissional dos artistas como para a acessibilidade dos espectáculos.

A subvenção máxima por projecto é de 1.800.000 euros e a taxa de co-financiamento é de 40%.

Critérios de Avaliação de Projectos

Como candidatar-se

Todos os concursos são agora centralizados numa única plataforma: o Funding and Tenders Portal.

Processo de candidatura

A submissão é um processo de 2 etapas:

a) criar uma conta de utilizador aqui e registar a sua organização aqui

Uma vez que tenha uma conta EULogin, pode registar a sua organização no Registo de Participantes. Quando a sua inscrição estiver finalizada, receberá um código de identificação de participante (PIC) de 9 dígitos.

b) submeter a proposta através do Portal Funding and Tenders.

Ao tratar-se de uma nova plataforma, aconselhamos vivamente a sessão de formação dirigida pela Comissão Europeia e disponível aqui