Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
Projecto europeu MakersXchange lança uma plataforma que reúne apoios à mobilidade

O projecto MAX (Makers' eXchange) disponibiliza uma ferramenta de pesquisa interactiva para esquemas de mobilidade entre makers, centros criativos e comunidades fab-lab.
Esta nova ferramenta permite procurar uma variedade de oportunidades de mobilidade que se concentram na troca de experiências e práticas entre makers de toda a Europa e países vizinhos. Para assegurar a maior abrangência e actualização possível, é também possível sugerir novos esquema(s) de mobilidade que esteja(m) em falta.

À data desta publicação, constavam mais de 160 oportunidades de mobilidade que contemplam residências, bolsas de apoio, oportunidades geradas por projectos apoiados, etc.

Sobre o MAX (Makers´eXchange):
É um projecto-piloto, co-financiado pelo programa Europa Criaitiva da União Europeia, que visa definir e testar políticas e acções de apoio à mobilidade e intercâmbio de experiências entre as indústrias culturais e criativas, pólos criativos, espaços de criação, fab-labs e sistemas formais e não formais de aprendizagem e desenvolvimento de competências de forma trans-sectorial e incorporar os esquemas de mobilidade dos fabricantes para o desenvolvimento e inclusão de competências nos principais programas de apoio das ICC, políticas e ecossistemas em toda a Europa.
UPTEC, Associação de Transferência de Tecnologia da Asprela é a entidade portuguesa que integra o único consórcio seleccionado. O projecto-piloto conta um orçamento aproximado de 300.000 euros e terá a duração máximo de 18 meses, estando o seu início previsto para Março deste ano.
Conheça mais o projecto, bem como o trabalho desenvolvido até agora aqui