Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo

Projectos Apoiados

“A mudança para uma economia circular é uma das chaves para um planeta mais sustentável. Isso significará aumentar a consciência de como as coisas são feitas, como são usadas e o que acontece com elas no final de suas vidas.

As artes muitas vezes podem transmitir esses princípios de sustentabilidade de forma mais simples, eficaz e tangível do que qualquer discurso político. E a imaginação criativa pode encontrar novas maneiras de tornar a economia circular uma realidade.

Por exemplo, todos nós podemos reciclar nosso plástico indesejado, papel e alimentos se as instalações e recursos existirem - mas nem todos os plásticos são recicláveis. E se pudéssemos transformar resíduos de alimentos em novos tipos de materiais de embalagem biodegradáveis, em vez de usar plástico em primeiro lugar? É exatamente o que o projeto Material Designers (MaDe) faz.

Alguns dos projetos da Europa Criativa não têm aplicações práticas imediatas como MaDe. Outros, como Imagine 2020, são mais poéticos - mas ainda assim convincentes - tentativas de aumentar a conscientização, nos convidando a refletir sobre o que usamos e o que jogamos fora.”

(in, Website da União Europeia)

Encontre um Parceiro

O Subprograma Cultura do Programa Europa Criativa visa o financiamento de projectos culturais transnacionais e em parceria, i.e. visa projectos de cooperação além-fronteiras entre organizações culturais e criativas dentro União Europeia (países membros, países candidatos e ainda países membros da EFTA (Islândia e Noruega) e países abrangidos pela "European Neighborhood Policy"). Embora países terceiros possam participar nos projectos, os seus custos não são elegíveis e não contam para perfazer o número mínimo de parceiros exigidos.

O número mínimo de parceiros exigido, bem como o modelo de formalização da parceria, varia consoante a linha de financiamento, nomeadamente: "Projectos de Cooperação Europeia", "Redes Europeias", ou "Plataformas Europeias", mas as entidades terão sempre que trabalhar em parceria. Apenas a linha de financiamento a "Projectos de Tradução Literária", não exige a submissão da candidatura em parceria (apesar de não excluir a possibilidade).

Algumas possibilidades a explorar na pesquisa de parceiros :

  • Participação em eventos internacionais de networking, festivais e conferências subordinados a temas europeus. (No nosso site divulgamos periodicamente alguns eventos);
  • Associação a redes europeias. (Identificámos algumas redes que julgamos interessantes, mas sugestões são sempre bem-vindas);
  • Pesquisa na base de dados da Comissão Europeia sobre projectos anteriormente apoiados (com identificação dos parceiros envolvidos)
  • Visita às bases de dados do Creative Europe Desks do Reino Unido e da Itália. Nestas BDs poderá divulgar o seu projecto ou pesquisar entidades interessadas em participar em projectos de diferentes naturezas. Caso esteja interessado em contactar um parceiro da Eslovénia, consulte também a BD do Creative Europe Desk Eslovénia;
  • Poderá optar pela divulgação da informação sobre a procura de parceiros para todos os Creative Europe Desks, em documento próprio, o qual será reenviado pelos Desks aos contactos da sua mailling list. Em caso de interesse contacte-nos através do seguinte endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
  • Visita à Página do Creative Europe no LinkedIn, onde organizações trocam ideias e anunciam procura de parceiros

Linhas de Apoio

O Subprograma Cultura integra 5 linhas de financiamento.

 

Formulários e Documentação

Todos os formulários e documentação necessária à preparação e apresentação de candidaturas encontra-se disponível no Portal "Funding & Tender Opportunities".

A submissão de candidaturas ao Programa Europa Criativa é um processo com 2 etapas:

1. criar uma conta de utilizador aqui e registar a sua organização aqui
Uma vez que tenha uma conta EULogin, pode registar a sua organização no Registo de Participantes. Quando a sua inscrição estiver finalizada, receberá um código de identificação de participante (PIC) de 9 dígitos.

2. submeter a proposta
Todas as candidaturas são feitas digitalmente através do Portal "Funding & Tender Opportunities".

⇒Por se tratar de uma nova plataforma, aconselhamos vivamente a sessão de formação dirigida pela Comissão Europeia e disponível aqui.

Antes de iniciar o processo de submissão de uma candidatura ao Programa Europa Criativa, contacte o Centro de Informação Europa Criativa, gabinete de informação do Programa em Portugal. Ajudaremos a identificar qual a linha de financiamento adequada às características do projecto e quais os procedimentos a adoptar para a apresentação da supra referida candidatura. Encontra os nossos contactos aqui.

Espaço do Beneficiário

Se é beneficiário de um apoio no âmbito do programa Europa Criativa 2014-2020  poderá consultar informação e documentação relativa à gestão do projecto (logotipos a utilizar, templates para elaboração de relatórios, indicação de prazos, etc) aqui.

Caso seja beneficiário de um apoio no âmbito do Programa Europa Criativa 2021-2027 deverá gerir todo o processo através do portal Funding&Tender Opportunities.

 ⇒⇒ Consulte o Manual de preparação do "Grant Agreement" aqui

⇒⇒ Consulte o guia "How to communicate your project"  aqui