Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo

| A Comissão Europeia procura peritos - académicos, profissionais, especialistas no ramo dos meios de comunicação social e jornalistas de toda a Europa - para painel de avaliação de candidaturas. Candidaturas abertas até 30 de Junho.|

Umas das grandes novidades deste novo ciclo Europa Criativa é o apoio aos média noticiosos através da promoção da literacia mediática, do pluralismo e da liberdade dos meios de comunicação social. A primeira convocatória será publicada no início de Junho e a Comissão Europeia pretende recrutar profissionais destas áreas para fazer parte do júri de avaliação.

O que é que se pretende?
A Comissão Europeia procura todo o tipo de peritos, desde académicos a profissionais, desde especialistas no ramo dos meios de comunicação social a jornalistas, e de toda a Europa.

Para quê?
Em 2021, um painel de peritos em Média noticiosos avaliará as candidaturas para um convite à apresentação de propostas sobre Parcerias de Jornalismo, previsto em Junho de 2021. O painel será criado durante o Verão e a avaliação terá lugar durante vários dias em Setembro/Outubro.

Como tornar-se um perito?
Os peritos interessados devem demonstrar o seu interesse inscrevendo-se na base de dados geral de peritos da UE: https://ec.europa.eu/info/funding-tenders/opportunities/portal/screen/work-as-an-expert. As inscrições continuam abertas, mas para serem elegíveis para o primeiro painel sobre Parcerias Jornalísticas, os peritos precisam de se inscrever até 30 de Junho.

Note-se que não se trata de um processo de candidatura, mas sim de uma simples manifestação de interesse. O momento exacto e a remuneração exacta serão decididos posteriormente. Não existe uma definição estrita do que constitui um perito, qualquer pessoa interessada pode candidatar-se; os CV serão comparados mais tarde.

Como será o processo de candidatura?
A EACEA procurará peritos relevantes na base de dados em Julho, procurando palavras-chave tais como "jornalismo" e "meios de comunicação social". Apenas contactarão peritos pré-seleccionados e verificarão a sua disponibilidade, a sua experiência, bem como a diversidade e independência do painel como um todo. Note-se que os avaliadores não podem, em circunstância alguma, ter um conflito de interesses com qualquer uma das organizações que apresentam uma proposta de projecto. A EACEA verificará duas vezes este aspecto antes de confirmar o painel, e os peritos terão de assinar uma declaração sobre confidencialidade e ausência de conflito de interesses antes de poderem ler as propostas.

A partir de 2022, serão criados dois painéis por ano: um para Parcerias de Jornalismo e outro para a Literacia dos Media. Os convites à apresentação de propostas deverão ser publicados até ao final de cada ano. Os próximos painéis de avaliação para ambos os convites deverão ser publicados na Primavera/Verão de 2022.

Perguntas?
Os peritos em meios de comunicação social podem contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e os peritos em literacia mediática Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.