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Measuring EU Cultural and Creative Sectors [projecto-piloto] - EAC/S14/2019

Subprograma: Cultura Data de Abertura: 06-07-2020

Descrição:

Esta aberta a convocatória que visa apoiar um projecto-piloto para a medição do sectores Cultural e Criativo da UE.

Prazo de submissão: 14.09.2020, 23h59 [CET]
Orçamento total disponível: 350 mil euros destinado a um único projecto, sendo que a percentagem máxima de co-financiamento de 90%
Duração do projecto: até 24 meses
Entidades elegíveis para o concurso: Entidades colectivas (com personalidade jurídica) e consórcios

Acesso directo à documentação aqui.
Para mais informações e apoio, contactar: sara.machado@europacriativa.eu

Resultados da Candidatura:

Data de Fecho Estado Descrição
14-09-2020 às 23:59 Aberto

Esta aberta a convocatória que visa apoiar um projecto-piloto para a medição do sectores Cultural e Criativo da UE.

Prazo de submissão: 14.09.2020
Orçamento total disponível: 350 mil euros destinado a um único projecto, sendo que a percentagem máxima de co-financiamento de 90%
Duração do projecto: até 24 meses
Entidades elegíveis para o concurso: Entidades colectivas (com personalidade jurídica) e consórcios

Contexto:
A UE tem indústrias culturais e criativas fortes e vibrantes. Estas não são apenas essenciais para a diversidade cultural da Europa, reforçando a coesão social e aumentando a atractividade da Europa a nível internacional. São também um dos sectores mais dinâmicos do continente europeu.
No entanto, ainda faltam dados a nível da UE para muitos indicadores e sectores, e apenas esses dados permitiriam quantificar o valor económico total dos Sectores Cultural e Criativo (CCS). Além disso, os últimos 20 anos testemunharam grandes mudanças tecnológicas com impacto na CCS: em particular a digitalização dos sectores, a chegada de grandes plataformas multinacionais, a possibilidade de carregar conteúdos culturais pelos utilizadores que são explorados comercialmente. Houve também mudanças significativas na estrutura dos sectores, tais como o crescimento das empresas de desenvolvimento e publicação de jogos de vídeo e o aumento da produção em realidade virtual. Esperam-se outros desenvolvimentos significativos nos próximos 15 anos, e todas estas mudanças são muito pouco visíveis no actual sistema estatístico.

O trabalho a ser realizado através deste projecto-piloto deverá, por conseguinte, elaborar um quadro estatístico para medir os sectores culturais e criativos na UE.

Objectivo:
O principal objectivo do projecto é elaborar, através da investigação proposta, um quadro estatístico para medir os Sectores Cultural e Criativo (CCS) na UE, com base no trabalho e classificação já existentes e planeados do Eurostat. Este quadro vai permitir uma análise estatística regular do potencial económico, cultural e social da CCS na Europa. Este objectivo deve ser alcançado através de 1) uma extensa panorâmica dos dados fontes disponíveis a nível internacional, nacional e industrial e 2)  através de novas propostas de investigação sobre como preencher as lacunas de dados que não podem ser cobertas através das fontes de dados existentes.

Acesso directo à documentação aqui.
Para mais informações e apoio, contactar: sara.machado@europacriativa.eu

 

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