programa
media

Seminário Internacional sobre Trabalho e Felicidade, dias 14 e 15 de julho em Pergine, Itália

| Cultura
No âmbito do festival de artes performativas Pergine Spettacolo Aperto, terá lugar nos dias 14 e 15 de julho em Pergine, Itália o Seminário Internacional sobre Trabalho e Felicidade, actividade do projecto “ A manual on Work and Happiness”, apoiado pelo Europa Criativa, com a Artemrede na liderança.

O Seminário reunirá investigadores e artistas de diferentes áreas para reflectir e debater sobre os temas do trabalho, da preguiça e da criatividade – e sobre a forma como estes conceitos podem contribuir para alcançar (ou não) uma forma colectiva de felicidade.

As filósofas britânicas Nina Power e Helen Hester, o realizador grego Apostolos Karakakis e o arquiteto espanhol Santiago Cirugeda são alguns dos participantes do Seminário Internacional sobre Trabalho e Felicidade, cujo programa acabou de ser anunciado.

HAPPINESS CALLING (14 de julho – 21h) será o principal evento do seminário, uma conferência em forma de talk-show moderada por Riccarda Zezza.

O Seminário incluirá ainda outros eventos como a projecção do documentário NEXT STOP: UTOPIA, de Apostolos Karakakis, sobre uma fábrica em falência que passa a ser gerida pelos seus trabalhadores, para além de vários workshops e lazyshops animados por artistas seleccionados no âmbito de uma convocatória internacional lançada no passado mês de Março na plataforma digital http://www.amanualonworkandhappiness.eu

Entre os outros artistas participantes encontram-se Vanja Babic e Bojan Mucko (Croácia), Marta Melucci e Francesca Telli (Itália), Christina Schultz (Alemanha) e o coletivo de performers Incompany (Bélgica).


A venda online de bilhetes estará disponível a partir do dia 16 de junho na plataforma http://www.primiallaprima.it

Com curadoria de José Capela (da companhia de teatro portuguesa Mala Voadora) e de Carla Esperanza Tommasini (Pergine Spettacolo Aperto), o Seminário Internacional é a primeira atividade pública organizada no âmbito do projeto A MANUAL ON WORK AND HAPPINESS.

A MANUAL ON WORK AND HAPPINESS é um projeto europeu liderado pela Artemrede (Portugal). Tem como parceiros o festival Pergine Spettacolo Aperto (Itália), o centro L’arboreto (Itália) e o Teatro Municipal e Regional de Patras (Grécia). Conta com a Mala Voadora na direção artística e com a participação do dramaturgo catalão Pablo Gisbert (El Conde de Torrefiel). Depois do Seminário Internacional, terão lugar uma residência de escrita (no centro L’arboreto – Itália), uma série de formações para agentes culturais reunidas no âmbito da Southern Coalition e, para em 2018, estão marcadas quatro residências artísticas que criarão quatro performances em quatro cidades – Alcobaça, Montijo, Pergine e Patras -, performances essas que contarão com o envolvimento das comunidades locais.

A MANUAL ON WORK AND HAPPINESS é um projeto cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

http://www.amanualonworkandhappiness.eu


O programa completo pode descarregar-se aqui.


europa criativa secretario geral da cultura ica gepac